Buscar
  • Raphael Ruffato

Por que existe o Mercado Livre de Energia




Criado em 1998, o Mercado Livre de Energia surgiu com o objetivo de estimular a livre concorrência, uma vez que todos os consumidores eram obrigados a contratar a energia compulsoriamente da concessionária em que estava conectado fisicamente.


A ideia da abertura do mercado era possibilitar que grandes consumidores reduzissem seus custos com energia. Dessa forma, o consumidor passou a ter mais liberdade para gerir seu consumo energético de acordo com sua estratégia.


Além disso, permitiu também investimento em geração por parte da iniciativa privada, criando maior competitividade no setor. Isso foi importante para o aumento de construção de usinas de fonte de energia renovável e assim diversificar nossa matriz energética que ainda é predominantemente hidroelétrica.


Ao longo dos anos esse mercado vem evoluindo, à medida que foi se consolidando e tornando mais seguro e atrativo para as empresas. Isso pode ser observado no aumento significativo de consumidores aderidos à CCEE a cada ano.


Diversas são as vantagens para quem ingressa no ACL, tais como: livre negociação contratual, incluindo preços, prazos e índices de reajuste, descontos tarifários de acordo com a energia contratada e possibilidade de cessão (venda) de energia não consumida.


Isso traz flexibilidade e previsibilidade às empresas em relação ao custo com energia elétrica, fatores extremamente relevantes para os seus gestores.


“Se a estratégia de contratação de energia for bem adotada e o cliente estiver em uma região no qual a tarifa de energia for elevada, uma empresa pode conseguir até 35% de economia em relação ao que pagaria no mercado tradicional. Para os perfis mais conservadores, há também a possibilidade de contratação de um percentual garantido de economia que pode chegar até 25%.”, comenta Edvin Assis, responsável pela área operacional da Lead Energy.


Com a robustez cada vez maior do mercado livre, a expectativa é que em médio prazo ele esteja disponível para todos os consumidores do país, incluindo os de baixa tensão.

.

Tem alguma dúvida sobre o Mercado Livre de Energia? Entre em contato.

.

#mercadolivredeenergia #energialivre #energiaeolica #energialimpa #consumidorlivre #economia #consumidorcativo #empresas #industrias #leadenergy #supermercados

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo